O governo entregou ao ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), os resultados dos exames de Covid-19 do presidente Jair Bolsonaro.
Presidente fez dois testes e afirmou que ambos resultados foram negativo, mas sempre se recusou a mostrar os laudos.
Lewandowski foi escolhido pelo sistema de sorteio da Corte para decidir sobre o pedido do jornal ‘O Estado de S. Paulo’, que quer ver os resultados dos exames do presidente.
Por nota divulgada na noite de ontem (12), a Advocacia da União (AGU) informou que entregou os exames ao ministro. Além disso, o texto afirma que o presidente testou negativo para a doença.
O gabinete de Lewandowski confirmou o recebimento dos laudos, que foram lacrados e serão encaminhados para análise ainda nesta quarta-feira (13).
Na segunda-feira (11), o jornal ‘O Estado de S. Paulo’ recorreu ao STF para solicitar a suspensão de decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), onde Bolsonaro não precisa expor os resultados.
O presidente do STJ, João Otávio Noronha, suspendeu, na última sexta-feira (8), a decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), que havia determinado a entrega dos laudos ao jornal.
O jornal argumentou ao supremo que a liberdade de imprensa também pressupõe não haver obstáculos para a obtenção de documentos que sejam de interesse público.
Com informações do portal de notícias ‘G1’.