Paciente na UTI é atendido por profissionais de saúde
No Hospital São Vicente, o índice de ocupação da UTI é de 67%. (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (5), a rede privada de Jundiaí atingiu 92% de ocupação de leitos de UTI por pacientes com suspeita ou confirmação de coronavírus e outras enfermidades.

Dos 79 leitos de Unidade de Terapia Intensiva da rede privada, composta por quatro hospitais particulares de Jundiaí, 73 estão ocupados.

No Hospital São Vicente, que atende pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde), dos 69 leitos de alta complexidade disponíveis para atendimento a pacientes com coronavírus, 46 já estão sendo utilizados. O índice de ocupação é de 67%.

Até as 15h de sexta-feira (5), 39 pessoas faziam uso de ventilação mecânica e estavam em estado grave – 14 destes pacientes ocupam leito da rede privada e 25 da rede pública.

De acordo com informações da Prefeitura de Jundiaí, ao todo, 167 pessoas – 104 residentes de Jundiaí – ocupam leitos de hospitais de Jundiaí.

Ampliação no atendimento

Apesar da rede pública ter taxa de ocupação de 67%, na quarta-feira (3), o índice bateu os 80%.

O valor, considerado um alerta às autoridades, dá início à operação de abertura de novos leitos para atendimento de alta complexidade.

A previsão é de que 17 novos leitos de UTI sejam abertos no Hospital São Vicente. Segundo o gestor da Unidade de Promoção de Saúde, Tiago Texera, a ampliação já foi iniciada.

Em números absolutos, a rede pública teria capacidade de atender 86 pacientes graves, que demandem serviço de terapia intensiva. Hoje são 69.

[tdj-leia-tambem]