Respirador do Hospital São Vicente. (Foto: Divulgação)
Respirador do Hospital São Vicente. (Foto: Divulgação)

O Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC), montado pela Prefeitura de Jundiaí, faz uma projeção nada otimista quando o assunto são as internações em decorrência da pandemia de coronavírus.

Do total de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) no Hospital São Vicente de Paulo – 83 exclusivos para suspeitos COVID-19 -, 51% já estão sendo utilizados para o atendimento. E mais: 38% dos 55 equipamentos de ventilação (respiradores) já estão em uso.

“Mantendo a projeção de aumento, na segunda quinzena do mês de abril toda a capacidade instalada do hospital estará esgotada”, afirma texto oficial enviado pelo Comitê, que revela as estatísticas no hospital que é referência no atendimento de 815 mil pessoas da região de Jundiaí pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

[tdj-leia-tambem]

Nesta terça-feira (7), havia 42 pessoas internadas no hospital: 21 delas com suporte de ventilação mecânica.

Todas as internações são de pessoas que aguardam pelo resultado do exame pelo Instituto Adolfo Lutz, com quadros de Síndrome Respiratório Aguda Grave (SRAG).

O Comitê tem planos de ampliação dos leitos, porém, “é essencial a colaboração da população para reduzir a ampliação nas contaminações e no número de casos suspeitos que demandam internações”, afirmam os membros do Comitê.

“É fundamental evitar as aglomerações e manter os serviços não essenciais fechados, para reduzir a cdirculação de pessoas”, concluem.