Foto: Prefeitura de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

O Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) é referenciado, desde março de 2020, para a assistência SUS a pacientes covid-19 para Jundiaí e região. Na última semana, o hospital atingiu o menor índice de internações de pacientes acometidos pela doença, com três internações, redução de 73% em relação à semana anterior, que registrou 11 internações.

“Alcançar o menor índice de internações é motivo de muita alegria para Jundiaí. Resultado do trabalho realizado incansavelmente por todos os técnicos envolvidos neste combate ao inimigo invisível, da colaboração da população nas práticas de prevenção e à vacinação, que nesta semana, supera a marca de 80% dos adultos já vacinados com as duas doses de vacinas”, comemora o prefeito Luiz Fernando Machado.

A média móvel de novas internações também teve queda, com uma redução de 84%, o que demonstrando uma forte tendência de queda. Em 26 de setembro a média móvel era de 2,71 internações e no último dia 10, registrou 0,43.

Outro dado relevante é a média móvel de saídas, que inclui altas médicas e óbitos, cuja redução foi de 35%. Quatorze dias atrás, estava em 2,85 e atualmente está em 1,85. A média móvel de óbitos é de 0,14.

[tdj-leia-tambem]

Desde a última adequação de leitos, realizada em setembro, o São Vicente segue com 20 leitos de UTI e 7 leitos de Enfermaria destinados a assistência covid-19. Atualmente, 15 leitos estão ocupados.

“Chegamos ao menor número de novas internações entre os dias 04 e 10 de outubro. É o resultado de todo esforço conjunto das equipes do São Vicente, da gestão eficiente e da eficiência da vacinação”, atribui o superintendente do HSV, Matheus Gomes. O hospital chegou a ter 258 leitos destinados ao atendimento covid-19 em abril deste ano.

Segundo o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera, o enfrentamento à pandemia resulta nos dados positivos apresentados pela cidade. “Com a estrutura e as ações planejadas com base em dados, conseguimos superar os piores momentos, mantendo o atendimento, tanto para COVID-19 quanto para as demais doenças”, lembra.