
A vídeo chamada por meio de celular começou a ser adotada pela equipe do Setor Psicossocial do Hospital Universitário de Jundiaí para suprir as visitas que estão suspensas por causa da pandemia do novo coronavírus.
Pacientes da ala respiratória fazem as chamadas de vídeo para conversar com os parentes utilizando um aparelho de celular da instituição. O HU informa que a visita virtual será mais uma aliada no tratamento dos pacientes com o novo coronavírus.
“O HU vai utilizar a tecnologia para humanizar e diminuir a separação entre familiares durante a internação na UTI Respiratória”, informa a instituição.
A gerente assistencial do HU, Larissa Castro, informa que a iniciativa é simples, mas muito positiva. “Este encontro virtual deixa o paciente mais calmo e animado contribuindo para que a internação seja menos dolorosa e angustiante”, explica.
Para a psicóloga do HU, Adriana Ferigato Toffolo. o acolhimento por meio de palavras de afeto e encorajamento de amigos e familiares trás resultados positivos ao tratamento. Ela também destaca os pontos positivos para os familiares do paciente. “A família fica mais tranquila, pois ver e falar com o paciente faz toda a diferença”, comenta.
O projeto inclui protocolos de higiene, onde o celular é revestido com material que permite a higienização após cada chamada.
[tdj-leia-tambem]