As equipes de vigilância epidemiológica isolaram pessoas que tiveram com contato ao idoso na clínica da cidade - os chamados comunicantes
As equipes de vigilância epidemiológica isolaram pessoas que tiveram com contato ao idoso na clínica da cidade - os chamados comunicantes

O paciente de 81 anos que morreu com coronavírus em São Paulo passou dois dias internado em casa de repouso na cidade de Jundiaí.

A Secretaria Estadual de Saúde chegou a divulgar que ele era morador na cidade, mas a Prefeitura de Jundiaí desmentiu a informação.

De acordo com informações prestadas pelo filho do idoso, após permanecer por cerca de 48 horas (entre os dias 12 e 14 de março) na cidade, ele foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhado para o Hospital São Vicente de Paulo, onde permaneceu por algumas horas, até ser transferido para o Hospital Adventista Consolação, na capital paulista.

O filho do idoso esclareceu que informou seu endereço residencial, em Jundiaí, na Declaração de Óbito, mas que seu pai possuía domicílio na capital.

O histórico do idoso registra passagens por dois hospitais particulares em São Paulo, por três vezes, antes de chegar a Jundiaí, onde permaneceu em casa de repouso para idosos.

Os familiares declaram que a intenção era a que o idoso permanecesse na clínica devido ao seu estado limitado de saúde.

“É importante ressaltar que as passagens ocorridas num prazo de 15 dias não registraram qualquer indicação ou suspeita para o Novo Coronavírus, pois não preenchia a classificação determinada pelo Ministério da Saúde (MS) para caso suspeito em COVID-19, conforme apurado pela Vigilância Epidemiológica de Jundiaí”, informou a Prefeitura, por meio de nota oficial.

As equipes de vigilância epidemiológica isolaram pessoas que tiveram com contato ao idoso na clínica da cidade – os chamados comunicantes.

“A intenção é fazer este bloqueio viral”, afirma o gestor de Promoção à Saúde na cidade, Tiago Texera.

“Investigamos tudo isso na noite de hoje (18). Inclusive, essa documentação (endereço do paciente) será revista”.

Prevenção

Desde o início dos alertas da Organização Mundial de Saúde (OMS), a Prefeitura de Jundiaí desenvolve o Plano de Ação contra o Novo Coronavírus, com treinamento dos profissionais – tanto do setor público quanto privado -, orientação ao público por canais de comunicação, bem como a atuação em vigilância preventiva nos equipamentos de Saúde, públicos e particulares.

Todas as medidas tomadas pelo município seguem os protocolos do Ministério da Saúde.