Foto: Reprodução/Governo de São Paulo
Foto: Reprodução/Governo de São Paulo

O indígena Davi Seremramiwe Xavante, que tem 8 anos, foi a primeira criança a ser vacinada contra a Covid19 no país. A imunização aconteceu nesta sexta-feira (14) em um evento organizado pelo governo de São Paulo para iniciar a vacinação de crianças de 5 a 11 anos.

Da etnia xavante, Davi é morador de Piracicaba, no interior de São Paulo, mas está na capital paulista para fazer um tratamento médico. O governador João Doria (PSDB) acompanhou o ato no Hospital das Clínicas, na capital paulista.

Já nos postos de saúde da capital paulista, a vacinação só será aplicada a partir de segunda (17), como foi divulgado pela prefeitura. O mesmo deve acontecer em outras cidades do estado.

A campanha infantil também vai acontecer de forma escalonada e em ordem decrescente, como foi feito com a população adulta, mas o governo aguarda o recebimento de doses para divulgar um calendário.

[tdj-leia-tambem]

Na primeira fase, a prioridade será de crianças com algum tipo de comorbidade ou deficiência, além de indígenas e quilombolas. O governo do estado espera vacinar 4,3 milhões de crianças no período de três semanas.

Segundo a gestão estadual, a capacidade de vacinação do estado é de 250 mil crianças por dia, podendo este número ser até superior de acordo com a demanda das famílias paulistas.

O pré-cadastro para vacinação desse público foi liberado na última quarta-feira (12). Os pais podem acessar o site do governo paulista feito para a vacinação para inserir os dados da criança e agilizar o atendimento nos postos de saúde do estado.

Carteira de vacinação

Em dezembro, a gestão estadual divulgou as imagens da carteirinha de vacinação contra Covid-19 que será usada durante a campanha de imunização de crianças de 5 a 11 anos no estado.

Com o topo amarelo e a hashtag #Vacinajá em letras coloridas, a carteirinha é similar à que é usada no estado para a imunização de adultos e adolescentes.

Fonte: g1.