
Nesta quarta-feira (15), o Governador de São Paulo, João Doria, anunciou a entrega de mais 54 milhões de doses da vacina contra Covid-19, CoronaVac, ao Ministério da Saúde. Com isso, o Estado conclui o segundo contrato do Instituto Butantan com a pasta, com a finalização da entrega de 100 milhões de doses do imunizante.
De acordo com o Governo de SP, o primeiro contrato, também de 100 milhões de doses, foi finalizado no dia 12 de maio.
“Hoje entregamos um lote de 5,1 milhões de doses da vacina do Butantan, cumprindo, com isso, 100 milhões de doses desta vacina que está no braço de brasileiros. Quase 40% de todos os brasileiros tomaram a Coronavac, inclusive eu”, contou Doria.
Substituição de doses
Além da entrega, o Instituto Butantan também iniciou a entrega de doses para substituir as 8 milhões retidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no mês passado. Até o momento foram entregues 1,8 milhão de doses. Com isso, o impasse não interromperá o processo de vacinação contra Covid-19 no país.
Na ocasião, as 8 milhões de doses que chegaram a ser aplicadas no Brasil foram produzidas por uma fábrica da Sinovac, na China, que não havia sido inspecionada pela Anvisa. Dessa forma, as novas doses de substituição voltam a ser fabricadas na primeira fábrica, que passou por auditoria.
Ainda na próxima semana, um novo lote com cerca de 5 milhões de doses prontas deve desembarcar no Brasil.
[tdj-leia-tambem]