Instituto Butantan recebe insumos para fabricação da Coronavac
Foto: Reprodução/ Governo de São Paulo

Na manhã desta quinta-feira (4), chegou em São Paulo um novo lote com 8.200 litros de insumos da Coronavac para a fabricação de vacinas contra a Covid19. De acordo com o Instituto Butantan, a entrega dos imunizantes para o governo federal deve começar em três semanas.

É previsto que os insumos sejam suficientes para a produção de 14 milhões de doses da vacina. O avião com os insumos saiu da China em um voo comercial, e pousou no Brasil por volta das 6h10.

Assim como as entregas anteriores, o governador João Doria o secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, e o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, acompanharam o desembarque do lote no Aeroporto de Guarulhos.

O próximo passo é o encaminhamento para o Instituto Butantan, para a etapa final da produção, como o envase, inspeção e rotulagem. Pelo Twitter, Doria comemorou a chegada de mais insumos. “É a vacina que salva, é a vacina da vida”, disse no vídeo publicado.

Programa Nacional de Imunicação

A princípio, o Butantan já repassou ao Programa Nacional de Imunização (PNI), 14,45 milhões de doses da vacina da Coronavac.

De acordo com um comunicado do instituto, é esperada a entrega de 46 milhões de doses para o PNI até o final de abril. “Até o final de março serão entregues 21 milhões de doses da vacina e, até 30 de abril o número de vacinas disponibilizadas ao PNI somará 46 milhões. O Butantan ainda trabalha para entregar outras 54 milhões de doses para vacinação dos brasileiros até 30 de agosto”.

Conforme divulgado pela Veja, até esta quarta-feira (3), o Programa de Imunização já aplicou 9.593.424 doses das vacinas no Brasil.

[tdj-leia-tambem]