Internações caem 30% em Araraquara após lockdown
Foto: Reprodução/Metropoles

Cerca de um mês depois de determinar lockdown, o prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT), informou que a cidade está há 10 dias sem filas de internação para pacientes com Covid19. De acordo com Silva, a média móvel de casos da doença caiu 53%, e as hospitalizações, 30%.

Além disso, a taxa de diagnósticos positivos caiu cerca de 72% na cidade após a determinação de restrição. Como comparativo, no dia 20 de fevereiro Araraquara bateu recorde com 248 novos casos da doença; em 17 de março, o número de diagnósticos registrados foi 74.

“Felizmente, a comunidade entendeu e nós conseguimos diminuir a pressão sobre leitos”, disse Edinho Silva em entrevista à TV Globo.

No entanto, mesmo com as filas para internação zeradas, o sistema de saúde de Araraquara atua em seu limite. A taxa de ocupação dos leitos de UTI está em 97% e, nos leitos de enfermaria, a ocupação é de 78%.

Mortes pela doença

Ainda assim, os índices de morte pela doença na cidade continuam altos. De acordo com o último boletim epidemiológico, do dia 16 de março, a cidade contabilizou cinco mortes. Três das vítimas se contaminaram ainda em fevereiro, na época em que o prefeito determinou a restrição total de circulação.

“A redução vai demorar um pouco ainda porque os óbitos de hoje são uma fotografia da cidade na primeira quinzena do mês de fevereiro”, declarou o prefeito.