
As internações em hospitais que atendem a rede pública do Sistema Único de Saúde (SUS) cresceram 129% em Jundiaí, se comparada a última semana do mês de março de 2020 ao mesmo período do ano passado.
O motivo do aumento é um só: a cidade e a região já sentem os efeitos da pandemia de coronavírus.
“Neste momento, o crescimento do volume de internações nos nossos hospitais é constante. Razão para que acendamos luz amarela, um sinal de alerta”, afirmou o prefeito Luiz Fernando Machado, na manhã deste sábado (4).
A grande maioria das novas internações registradas é por síndrome respiratória aguda, principal e mais grave sintoma causado pela Covid-19.
Uma morte em decorrência da doença já foi registrada na cidade. Outros 14 casos fatais aguardam a confirmação de exames laboratoriais.
“Já neste momento 46% da nossa infraestrutura dos leitos separados para atender pacientes vítimas de Covid-10 no Hospital São Vicente já está sendo utilizada”, declarou.
Há 21 pacientes internados usando respiradores. Isso corresponde a 38% dos respiradores destinados na cidade especificamente para este problema.
“É um sinal claro de que não podemos recuar no isolamento social pra não saturar o sistema de saúde de Jundiaí”.