Ruas cheias, pessoas sem máscara, desrespeitando o isolamento social, filas entre outras cenas chocam a muitos no auge da pandemia de coronavírus
Fotos: Tribuna de Jundiaí

Uma pesquisa da Datafolha, divulgada pelo jornal “Folha de S.Paulo” apontou que o número de pessoas cumprindo o isolamento social recuou para o menor nível desde o início da pandemia. O levantamento do estudo começou em abril.

De acordo com a pesquisa, este mês, 7% dos brasileiros entrevistados disseram que estão vivendo normalmente, sem mudança nas rotinas. Quando a pesquisa foi realizada entre os dias 1º e 3 de abril, o percentual era de 4%.

Enquanto isso, a parcela de pessoas que responderam estar tomando cuidado mas ainda saindo de casa para trabalhar ou outras atividades foi de 54%. Em abril, o índice era de 24%.

Já os respondentes que dizem estar completamente isolados representam 5% da pesquisa. O recorde deste tópico aconteceu no dia 17 de abril, quando o número chegou em 21%. Assim, as pessoas que só saem de casa para o essencial caiu de 54% em abril, para 34% em dezembro.

Segundo o Datafolha, os números do isolamento começaram a cair a partir de maio. Essa queda acontece em um período em que o número de contaminação por Covid-19 está em alta. No Brasil, o número de pessoas que contraíram o novo coronavírus ultrapassou a marca de 7 milhões. Além disso, a quantidade de óbitos pela doença desde o início da pandemia passou dos 186 mil neste sábado (19).

Já que a transmissão da doença ocorre por meio do contato com secreções de outras pessoas, o isolamento social é uma das medidas principais e mais eficazes para evitar a contaminação.

[tdj-leia-tambem]

Com informações do G1.