
O Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo de São Paulo (SIMI-SP) mostra que o percentual de isolamento social de Jundiaí foi de 53%, neste sábado (11), índice abaixo da taxa estadual de 55%.
Nos dias 8, 9 e 10 de abril, o município apresentou números baixos, com máxima adesão no dia 10, com 57%. No entanto, os dias anteriores marcaram 47% e 45%, respectivamente.
Segundo o coordenador do Centro de Contingência do coronavírus em São Paulo, o médico infectologista David Uip, a adesão ideal para controlar a disseminação da Covid-19 é de 70%.
O infectologista ainda destaca que, se a taxa continuar baixa, o número de leitos disponíveis no sistema de saúde não será suficiente para atender a população.
Os dados estão sendo monitorados por meio de operadores de telefonia móvel, como Vivo Claro, Oi e TIM, para acompanhar deslocamentos e aglomerações em todo Estado de São Paulo.
Com os dados, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais campanhas de conscientização e medidas precisam ser intensificadas, com apoio das 645 prefeituras.
No momento, há acesso a dados referentes a 40 cidades, incluindo Jundiaí, e, a partir desta segunda-feira (13), o boletim estará disponível no portal oficial (www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus) com informações de municípios com população acima de 30 mil habitantes.