
Na Itália, uma recuperação improvável fez história. Senhor P., um homem de 101 anos, que sobreviveu à gripe espanhola e à Guerra Mundial, recebeu alta do hospital em que estava hospitalizado em Rimini.
O homem nasceu em 1919, durante a pandemia de gripe de 1918 que matou, apenas na Itália, um número estimado de 600 mil pessoas.
Senhor P., como foi chamado pela prefeita da cidade, virou notícia no hospital entre médicos e enfermeiras. Ele recebeu alta e voltou para a casa com a família quarta-feira (25).
Veja a nota publicada pela prefeita de Rimini em um dos jornais locais, traduzida do italiano:
“Senhor P., de Rimini, nasceu em 1919, em meio a outra pandemia mundial trágica. Ele viu tudo: fome, dor, progresso, crise e ressurreições. Uma vez ultrapassada a barreira dos 100 anos, o destino colocou esse novo desafio diante dele, invisível e terrível ao mesmo tempo”.
E completa: “Na semana passada, P. foi hospitalizado em Rimini após testar positivo para Covid-19. Em poucos dias, tornou-se ‘história’ para médicos, enfermeiras e o restante do pessoal da área de saúde que o tratou. O Sr. P. conseguiu. A família o levou para casa ontem à noite, para nos ensinar que, mesmo com 101 anos, o futuro ainda pode ser escrito”.
[tdj-leia-tambem]