Itupeva oferece atendimento psicológico aos pacientes em internação

Com o aumento dos números de casos e mortes pela doença da Covid, muitas pessoas sofrem psicologicamente com a situação. Quem está internado, a insegurança e o medo são ainda maiores. Por isso, os profissionais de Saúde do Hospital Municipal Nossa Senhora Aparecida, de Itupeva, têm atuado para dar suporte aos usuários e amenizar esses sentimentos por meio de atendimento psicológico.

“Eles nos relatam queixas como medo do diagnóstico, da morte, de não ver mais aquele ente querido”, conta a psicóloga Monalisa Bortolato e ressalta que em muitos casos já observados, há pessoas que desenvolvem um quadro de ansiedade, prejudicando a recuperação.

Em relação aos familiares, sem poder acompanhar o paciente durante a internação, eles sofrem com a distância. Levando em consideração a situação, o hospital também oferece outras formas de apoio. “O contato com os familiares é feito de três formas diferentes: chamada de vídeo, telefone e presencial. Esse acolhimento com o familiar pode ocorrer em uma informação médica, como a notícia do encaminhamento para intubação, a piora no quadro clínico e óbito, por exemplo. Tendo esse apoio, o familiar se sente mais forte para passar as informações a outros familiares”, detalha Monalisa.

Luto

Até o momento, em Itupeva, 78 pessoas foram vítimas da Covid. A perda de alguém resulta em um luto longo e intenso vivido pelos familiares e amigos, sem a possibilidade de se despedir, já que não é possível fazer o velório.  Pensando nisso, o luto também é trabalhado para a população no hospital.

“Posteriormente à informação de óbito, fazemos contato com a família, oferecendo nosso atendimento. Esse é um momento muito doloroso. Está sendo um período de reflexão da vida, da morte, de como estamos vivendo, de quem está próximo a nos. Estamos trabalhando muito a questão do luto, seja para quem já perdeu ou para quem ainda vai perder um familiar”, explica a psicóloga.

[tdj-leia-tambem]