
Na segunda-feira (28), a Universidade Johns Hopkins informou que o mundo ultrapassou 1 milhão de mortes por Covid-19. De acordo com a instituição, o Brasil e os Estados Unidos são os países que contabilizam mais óbitos pela doença desde o início da pandemia, representando 34% do total de vítimas.
Além disso, a velocidade com que os casos acontecem também é preocupante. As 500 mil primeiras mortes aconteceram em seis meses, enquanto os outros 500 mil óbitos levaram apenas três meses para serem registrados. Só nos últimos 12 dias foram contabilizadas 100 mil mortes por Covid-19.
Estados Unidos, Brasil, Índia, México e Reino Unido são os cinco países com mais mortes no mundo. No Brasil, até as 20h de segunda-feira (28), já foram registrados 142 mil óbitos, de acordo com o consórcio de imprensa que divulga o boletim de todos os estados.
A Europa foi alertada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a aceleração da pandemia. Em alguns países, a população já vive uma segunda onda de contágios.