Jovem acorda de coma após 10 meses sem saber da pandemia
Foto: Reprodução/josephsjourney/Arquivo

Depois de ficar em coma por 10 meses e ter se infectado com Covid-19 duas vezes durante este período de hospitalização, o jovem Joseph Flavill, de 19 anos, acordou sem ter a mínima ideia da situação do mundo na pandemia.

No dia 1º de março de 2020, Joseph sofreu uma lesão cerebral traumática grave após ser atropelado, no Reino Unido. O acidente aconteceu três semanas antes de o país anunciar o bloqueio nacional para impedir a propagação do novo coronavírus.

Joe, como é conhecido, precisou ser hospitalizado logo após o acidente e ficou em coma, sem ter recordação de nada que aconteceu nos últimos 10 meses. Dessa forma, o jovem não sabe sobre a pandemia, e nem que já se infectou. De acordo com a tia de Joe, Sally Flavill, que o ajuda em sua recuperação, a família não sabe como contar sobre a pandemia para o jovem.

“E eu não sei nem por onde começar”, disse Sally. “Há um ano, se alguém tivesse me contado o que iria acontecer, eu acho que não teria acreditado.”

Ele já iniciou os exercícios de fisioterapia, mas teve que interromper as consultas após uma reinfecção com o vírus. Felizmente, nenhuma das duas infecções foram graves, nem deixaram sequelas. A família não pode visitá-lo, por causa das restrições sanitárias, mas Sally conta que conversam com ele através de videochamadas.

No final do ano passado, a mãe de Joe conseguiu uma autorização para visitar o filho no hospital, em seu aniversário de 19 anos. No entanto, na época ele ainda não estava acordado.

Ainda não há previsão para que Joe receba alta. Ele está sendo acompanho de perto por causa do trauma e ainda apresenta dificuldades de movimento e fala.

[tdj-leia-tambem]