
Na tarde desta terça-feira (23), a Prefeitura de Jundiaí encaminhou ofício para o governo do Estado de São Paulo solicitando mais doses da vacina contra o novo coronavírus para o encerramento da imunização da primeira dose dos grupos já iniciados.
Conforme boletim epidemiológico, o município aplicou 19.016 doses da vacina até esta terça-feira (23).
Na manhã desta terça-feira, os vereadores que integram a Comissão de Saúde da Câmara Municipal tiveram uma reunião com o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera, para tratar da vacinação contra a Covid19 no município. De acordo com o presidente da comissão, José Antônio Kachan Júnior (DEM), o Governo do Estado precisa explicar por que não foram vacinados todos os profissionais da área. A cidade conta com 15 mil trabalhadores (entre público e privado) e 10 mil deles receberam a primeira dose da vacina.
Em nota, a Prefeitura de Jundiaí informou que segue o Plano Estadual de Imunização (PEI) e as determinações de oferta feitas pelo governo do Estado, responsável pela distribuição das doses às cidades. É das esferas federal e estadual a orientação sobre a inclusão de mais grupos à imunização.
O Executivo informa que as próximas doses são esperadas para encerrar os grupos já iniciados, bem como iniciar a imunização do público de 80 anos, a partir de 1º de março. “A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde aguarda o recebimento de novas grades, bem como o quantitativo para cada público prioritário”, declarou.
Leitos hospitalares
Nesta terça-feira (23), Jundiaí contabiliza 77% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) da rede pública ocupados. Na rede privada, a taxa de ocupação é de 70%.
A Prefeitura informa que conforme o plano estabelecido pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC), mais leitos serão abertos conforme a necessidade da cidade. Contudo, reforça que é fundamental que a população mantenha o atendimento às regras sanitárias como o uso de máscara, higienização frequente das mãos, uso de álcool em gel, bem como o distanciamento social.
Reclassificação do Plano SP
O Governo do Estado antecipou para esta quarta-feira (24) a coletiva de imprensa para anunciar novas medidas de restrição. Para tentar frear o avanço do vírus, o governo planeja colocar todas as cidades de São Paulo em lockdown, entre 22 horas e 5 horas.
Nesta semana, o Estado de São Paulo atingiu seu maior número de internações em UTI desde o início da pandemia. Atualmente, a taxa de ocupação geral de leitos no Estado de São Paulo está em 67,9%.
A Grande São Paulo e a região de Campinas, onde Jundiaí está inserida, estão na fase amarela. A expectativa para esta quarta-feira é que Jundiaí seja obrigada a retroceder no Plano SP.
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		