Idosa sendo vacinada contra gripe dentro de carro em Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de Jundiaí anunciou que 5,4 mil pessoas estão com a segunda dose da vacina contra Covid-19 atrasada. Um levantamento realizado pela Vigilância Epidemiológica (VE) da cidade, 34,86% dos munícipes com segundas doses em atraso são pessoas com 59 anos ou menos. Os idosos representam 22,43% deste grupo.

De acordo com a UGPS, os munícipes são contatados pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde e da Vigilância Epidemiológica, por telefone, para lembrar da segunda aplicação, que completa a imunização contra a doença. Ainda assim, o número de não comparecimentos é grande.

“Diariamente são realizados os contatos com o grupo, e as informações recebidas são diversas, desde o esquecimento, e neste caso são informados o local mais próximo à residência, para encontrar a dose. Uma parcela já recebeu em outra localidade”, explica o gestor da UGPS, Tiago Texera.

Para regular a situação vacinal, o jundiaiense deve ir até algum posto de vacinação que esteja aplicando a mesma vacina recebida como primeira dose. Lembrando que, para a aplicação da segunda dose da vacina, não é preciso fazer agendamento, é necessário apenas apresentar, no local, documentos e o comprovante de vacinação.

Para esclarecer outras dúvidas, é possível acessar a página Coronavírus, no site da Prefeitura de Jundiaí. No link ‘Calendário de Vacinação’, é possível consultar onde e quais doses estão sendo aplicadas na cidade.

[tdj-leia-tambem]