Foto de ação de conscientização
Fiscais do Departamento de Abastecimento da UGAAT e equipe da Guarda Municipal hoje (16) na feira da Vila Jundiainópolis: conscientização nas regiões com maior número de casos da doença (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Quem passou pela feira livre da Vila Jundiainópolis na manhã de ontem (16) encontrou equipes da prefeitura distribuindo máscaras de proteção aos frequentadores e o carro de som da Guarda Municipal de Jundiaí (PMJ) alertando para os cuidados contra a disseminação da doença.

A iniciativa será repetida nesta quarta (17) na feira do Jardim do Lago e na quinta (18), na Vila Progresso, regiões onde a incidência da doença é maior.

A iniciativa é da Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) e da Saúde (UGPS), com apoio da GMJ. O objetivo é conscientizar para a importância do uso da máscara para evitar a disseminação do coronavírus, além dos cuidados básicos – como lavar as mãos e evitar aglomerações – justamente nas feiras, que reúnem um grande número de pessoas.

O gestor da UGAAT, Eduardo Alvarez explica que o reforço ainda é necessário. “Já distribuímos milhares de máscaras nas feiras livres de Jundiaí, inclusive para todos os feirantes dos 35 varejões e feiras, mas ainda encontramos pessoas que precisam deste reforço sobre a importância de usá-las”, afirma.

A ação será ainda repetida em uma das feiras de maior movimento da cidade: a do Vianelo, no próximo sábado (20), novamente com apoio da GMJ. “A Guarda Municipal de Jundiaí vem executando diversas ações no que diz respeito as medidas sanitárias”, explica o comandante da GMJ, Benedito Marcos Moreno.

[tdj-leia-tambem]

As máscaras de tecido foram recebidas como doação, por meio da Rede da Rede Jundiaí de Cooperação, e também  distribuídas nos terminais de ônibus de Jundiaí.

Segundo o gestor da UGAAT, as máscaras vêm se somar às várias ações de conscientização realizadas com os feirantes desde março, e que incluem cartazes afixados nas bancas, distribuição de folhetos e instalação de banners. “As feiras e varejões são importantes para manter a população abastecida, mas são necessários cuidados para evitar a disseminação do coronavírus”, ressalta.