O cenário laranja prevê a manutenção do comércio de rua e shoppings (sem praça de alimentação) abertos por até quatro horas seguidas (Foto: Tribuna de Jundiaí)
O cenário laranja prevê a manutenção do comércio de rua e shoppings (sem praça de alimentação) abertos por até quatro horas seguidas (Foto: Tribuna de Jundiaí)

Mesmo com a chegada da vacina no Brasil, ainda não deu tempo o suficiente dos números melhorarem da pandemia e, em São Paulo, os índices de internação e casos por Covid-19 continuam aumentando. Dessa forma, o governador João Doria anunciou nesta sexta-feira (22), regras mais restritivas de isolamento social no estado.

Além disso, o governo estadual decretou que todos os municípios passem para a fase vermelha do Plano SP aos finais de semana e feriados. Enquanto que nos dias úteis, a fase vermelha deve valer a partir das 20h. Essa medida entra em vigor a partir de segunda-feira (25).

Nesta fase, apenas serviços essenciais podem funcionar, como mercados, farmácias e postos de gasolina. Já bares, restaurantes e o restante do comércio estão proibidos de abrir as portas. A princípio, a capital paulista e a Grande São Paulo ficarão na fase laranja.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, a aumento de casos e mortes pela doença atingem o interior de forma mais alarmante.

“O que nós podemos observar neste momento é que o interior atinge seu pico na pandemia. Nós temos a maior média móvel dada historicamente no interior do estado. A pandemia atinge todo o território aqui do estado, mas o interior de forma mais contundente”, afirmou em entrevista ao Bom Dia SP na manhã desta sexta (22).

Jundiaí

Nesta sexta-feira (22), segundo o decreto de João Doria, Jundiaí regride para a fase laranja de flexibilização. Assim, academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros, shoppings, concessionárias, escritórios e parques estaduais podem funcionar por até oito horas diárias, com atendimento presencial limitado a 40% da capacidade e encerramento às 20h. Já o consumo local em bares está totalmente proibido.

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (21), Jundiaí contabiliza até o momento 21.093 casos de Covid-19 e 530 óbitos desde o início da pandemia.

Os leitos públicos de UTI para tratamentos dos pacientes com coronavírus bateu 69% de ocupação. Enquanto isso, os leitos privados de UTI geral já estão 70% ocupados.

[tdj-leia-tambem]