Jundiaí tem 40% mais leitos que outras cidades-polos
Connect with us

Coronavírus

Jundiaí tem 40% mais leitos que outras cidades-polos

Desde o primeiro pico da pandemia, em junho e julho de 2020, a cidade já ampliou os leitos em 40%.

Published

on

Internações no Hospital São Vicente. (Foto: Divulgação)
A Terra da Uva está na liderança em termos de oferta de leito por mil habitantes (Foto: Reprodução/Hospital São Vicente)

Ao todo, Jundiaí contabiliza 729 leitos dedicados ao tratamento de casos COVID-19. Entre as cidades com o mesmo perfil econômico, a que chega mais próximo é Ribeirão Preto, que conta com 591 leitos, de acordo com dados disponibilizados em plataforma LeitosCovid.Org, específica para o monitoramento do dado naquela cidade. A diferença está na população.

Enquanto Jundiaí tem 423.006 habitantes, a cidade do interior paulista tem 40,5% mais pessoas residindo no território, ou seja 711.825, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A vantagem coloca a Terra da Uva na liderança em termos de oferta de leito por mil habitantes. Enquanto os jundiaienses contam com 1,7 leito a cada 1 mil habitantes, os ribeirão-pretanos ficam com 0,83 leitos a cada mil habitantes.

Na comparação com outras cidades, como Sorocaba – que tem população de 687.357, dados IBGE -, a diferença é ainda maior. Jundiaí conta com 41% mais leitos em quantidade geral (729 contra 514) tendo uma população 38,5% menor. Em termos de leito per capita, Jundiaí oferece 129% mais leitos que Sorocaba, de acordo com dados apresentados pela prefeitura local.

“Com parcerias, organização, planejamento e dedicação das equipes, Jundiaí consegue ampliar em 40% mais o número de leitos públicos que o ofertado no primeiro pico da doença, entre os meses de junho e julho. Mesmo assim, o percentual de ocupação está acima de 95%. Foi a capacidade de ação rápida que faz com que Jundiaí, até o momento, tenha conseguido atender a todos os moradores que precisam de um leito de atendimento conta a COVID-19”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.

Com população próxima, Mogi das Cruzes (450.785 habitantes/IBGE) dispõe de 399 leitos para atendimento COVID-19, de acordo com dados disponíveis no Boletim Epidemiológico disponível no site da administração municipal. O quantitativo resulta na oferta de 0,8 leito para cada mil habitantes.

Apesar de todo o esforço, a estrutura de Jundiaí está no limite. “Somente com o apoio da população para evitar a contaminação e consequente internação, para avançar essa difícil etapa. Temos exemplos de cidades semelhantes que estão vivenciando o colapso do sistema e pessoas morrendo sem acesso aos cuidados. É essencial que cada um faça a sua parte para evitar experiências traumáticas como famílias de cidades vizinhas estão passando”, explica o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) Tiago Texera.

Coronavírus

OMS declara fim da pandemia da Covid-19

Os especialistas da Organização Mundial da Saúde chegaram à conclusão de que o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional.

Published

on

Em pouco mais de três anos de pandemia, cerca de 20 milhões de pessoas morreram em decorrência do coronavírus (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (5), a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou o fim da pandemia da Covid-19. De acordo com seus especialistas, o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional. Portanto, a emergência da pandemia está oficialmente declarada como encerrada. Ainda assim, segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, o anúncio não significa que o vírus desapareceu. Atualmente, ainda há…

Continue Reading

Coronavírus

Governo libera vacina bivalente contra a Covid-19 para todos acima de 18 anos

Vacinação com a bivalente é ampliada após atingir apenas 16% do público-alvo nas primeiras etapas da campanha.

Published

on

Homem sendo vacinado em Jundiaí
Decisão ocorre diante um cenário de vacinas paradas nos estoques por conta da baixa procura pela imunização de reforço (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na noite desta segunda-feira (24), o Ministério da Saúde anunciou a liberação da vacina bivalente de reforço contra Covid-19 para qualquer pessoa acima de 18 anos de idade. Podem receber a bivalente quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes, como Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer. A aplicação da bivalente deve acontecer em um intervalo de pelo menos quatro…

Continue Reading

Coronavírus

Governo de SP derruba obrigatoriedade do uso de máscara no transporte em todo o Estado

A medida vale para trens, ônibus intermunicipais e metrôs de todo o Estado de São Paulo.

Published

on

Jovem com máscara no ônibus. (Foto: Divulgação)
A decisão considerou a desobrigatoriedade após melhora nos indicadores da pandemia da Covid-19 (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o Governo de São Paulo retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público em todo o Estado. Assim, a partir de agora, não é mais obrigatório utilizar o item de segurança em ônibus intermunicipais, trens e metrô. Ainda assim, para ônibus municipais, a decisão partirá de cada prefeitura. A medida acontece um dia depois da Anvisa…

Continue Reading

Coronavírus

Covid: Jundiaí abre agendamento para vacina bivalente para idosos e imunossuprimidos

O imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19 e pode oferecer uma proteção ainda maior contra a cepa original e subvariantes.

Published

on

O agendamento abre nesta terça-feira (28), para idosos +70 e imunossuprimidos +12 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde de Jundiaí abrirá novo agendamento para doses de vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19, nesta terça-feira (28), às 15h. Idosos com 70 anos ou mais e imunossuprimidos com 12 anos ou mais podem agendar pelo site ou APP Jundiaí. Para tomar a dose bivalente, a pessoa deve ter recebido, no mínimo, duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca).…

Continue Reading

Coronavírus

Covid: Saúde amplia vacinação com Pfizer Baby para crianças de 3 a 4 anos

A versão pediátrica do imunizante começa a ser aplicada nessa faixa etária a partir de segunda-feira (13)

Published

on

Confira o calendário de aplicação da vacina contra Covid-19 em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir desta segunda-feira (13), Jundiaí passa a aplicar a vacina Pfizer Baby também em crianças de 3 a 4 anos. A princípio, essa versão do imunizante estava disponível apenas para o público de seis meses a 2 anos. Durante a semana, a aplicação ocorre de acordo com calendário de imunização da cidade, disponível no site da Prefeitura de Jundiaí. Em…

Continue Reading