cloroquina

Dois dias depois de elogiar a atuação do prefeito João Rodrigues (PSD), que é adepto do chamado “tratamento precoce” da Covid19, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) é aguardado em Chapecó (SC) nesta quarta (7), para conhecer de perto o trabalho feito no município para combate da doença.

Embora não conste na agenda oficial de Bolsonaro, publicada no portal do Governo Federal, ele disse em um evento do Palácio do Planalto que faria a viagem até a cidade catarinense ainda esta semana. A Prefeitura de Chapecó também aguarda a confirmação da ida do presidente.

Além de Bolsonaro, a comitiva presidencial deve contar também com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. A ideia seria conhecer a estrutura empregada pela prefeitura para tratar os doentes pela Covid e também um espaço destinado exclusivamente para tratamento dos pacientes que tiverem alta médica.

Excepcional

Depois de compartilhar um vídeo feito pelo prefeito João Rodrigues – que defende o tratamento com medicamentos como azitromicina, ivermectina, paracetamol, dipirona, cloroquina e hidroxicloroquina – Bolsonaro chamou de “trabalho excepcional” o que a cidade de Santa Catarina está fazendo em relação ao combate do novo coronavírus.

Com altos índices de internações e mortes no mês passado, Chapecó se viu obrigada a tomar medidas mais restritivas. O prefeito decretou o fechamento total do comércio, principalmente bares, lanchonetes e restaurantes.

[tdj-leia-tambem]

Na época, inclusive, o ex-ministro Eduardo Pazuello esteve na cidade, mas não fez nenhum anúncio relevante.

Agora, com a melhora nos dados, João Rodrigues anunciou que o “kit Covid” seria o responsável pelos bons resultados. Os especialistas, no entanto, citam que as restrições impostas é que ajudaram a reverter o colapso no sistema de saúde e que não há confirmação científica de que esses medicamentos sejam eficazes contra a doença. (com informações das agências)