Bolsonaro em carro aberto com crianças. (Foto: Reprodução)
Bolsonaro em carro aberto com crianças. (Foto: Reprodução)

De acordo com uma pesquisa da Datafolha divulgada neste domingo (13), a maioria dos brasileiros não acham que o presidente Bolsonaro seja responsável pelas mais de 181 mortes por Covid-19 no Brasil. No levantamento, é mostrado que 52% dos entrevistados não atribuem culpa alguma a Bolsonaro.

Enquanto isso, 38% consideram que o presidente é um dos culpados, mas não o principal. Já 8% consideram que Bolsonaro é o principal culpado e 2% não souberam responder.

Essa pesquisa foi realizada entre os dias 8 e 10 de dezembro, com 2.016 participantes, por telefone. A margem de erro do estudo é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

[tdj-leia-tambem]

Ainda em agosto, os entrevistados foram entrevistados com a mesma pergunta e, mesmo que a maioria tenha também isentado o presidente da responsabilidade das mortes, os números foram diferentes. Na ocasião, 47% dos brasileiros entrevistados o consideravam inocente; 41% o consideravam um dos culpados, mas não o principal; 11% o consideravam o principal culpado e 2% não souberam responder.

Para 53% dos entrevistados da pesquisa atualizada acham que o Brasil não está tomando as atitudes necessárias para evitar o aumento do número de mortes por Covid-19. De acordo com 22% das pessoas, nada que o governo fizesse evitaria esse número de óbitos; enquanto que para outros 22%, o país fez o que necessário para evitar as mortes; 4% não souberam responder.

Além disso, a pesquisa da Datafolha também avaliou o índice de aprovação do governo do presidente Bolsonaro. Os resultados mostram que 37% dos entrevistados mantém o governo atual bem avaliado. Já 32% julgam a administração como péssimo ou ruim e 29% acham que é regular; 3% não souberam ou não responderam.

 

Com dados da Terra.