Mais 234 leitos são criados pelo Plano Regional de Enfrentamento à Covid da AUJ

A cidade de Jundiaí e os sete municípios que formam a Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ) criaram, até o momento, 234 leitos dedicados ao tratamento de pacientes com Covid, 87% mais do que no ano passado. Com isso, passa a contar com 430 leitos exclusivos em operação. Em 2020, eram 229. Essa atuação parte do Plano Regional de Enfrentamento à Covid19 e visa garantir atendimento de qualidade na área da saúde à população.

“A formatação de atendimento em rede é essencial para que todos os recursos já existentes nos municípios sejam utilizados da melhor forma possível, oferecendo a assistência para a população com o que é previsto no Plano Regional”, pontua o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera.

A organização da AUJ conta com o referenciamento de Campo Limpo Paulista, em 10 leitos de UTI e 50 leitos de enfermaria, para o atendimento da própria cidade e dos casos de alta complexidade de Várzea Paulista, com 21 leitos de enfermaria e Jarinu; Louveira conta com 11 leitos de UTI e 35 leitos de enfermaria, todos criados neste ano, para o atendimento à sua população; e Itupeva, que conta com 10 leitos de UTI e 18 de enfermaria para o atendimento de sua população e referenciando a alta complexidade Covid19 da cidade de Cabreúva, que também criou 3 leitos de UTI e 33 de enfermarias.

O prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, afirma que essas iniciativas garantem assistência integral aos pacientes da região, “seja para a necessidade Covid19 ou não, a partir das estruturas já existentes e as parcerias firmadas para oferecer completo atendimento aos mais de 800 mil habitantes da AUJ”, explica Luiz.

[tdj-leia-tambem]