
O Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems-SP) fez um levantamento que mostra que 115 municípios do estado podem ter desabastecimento de cilindros de oxigênio para o atendimento de pacientes com Covid19.
De acordo com a pesquisa, as cidades estão em situação considerada crítica. Dessa forma, é considerado que os serviços de saúde destes municípios tenham menos de uma semana de oxigênio. A Cosems-SP reuniu dados das secretarias municipais de Saúde, entre 22 e 24 de março.
Conforme descrito pelo UOL, o levantamento mostra um aumento de 61 cidades em relação ao anterior. Para os resultados, o Cosems-SP analisou dados de UPAs, unidades hospitalares em geral e serviços fora dos hospitais, que consomem grande quantidade de oxigênio.
Veja a lista das cidades:

Mesmo não estando na lista, Jundiaí também luta com altos índices de internações, com leitos que não são suficientes para os atendimentos. Esta semana, o Gestor de Saúde de Jundiaí admitiu possibilidade de colapso nos sistemas públicos e privados de saúde.