
A Central de Monitoramento que acompanha os casos suspeitos de Covid19 em Jundiaí alcançou a marca de 37.794 pessoas atendidas desde o início do funcionamento do serviço, em outubro do ano passado.
As ligações são realizadas durante o período ativo da doença, – em média, até três ligações por paciente. Com o foco no encaminhamento à avaliação médica em tempo oportuno, na sensibilização quanto a importância do isolamento, bem como na identificação de novos possíveis casos, o serviço é realizado por 25 profissionais da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) da Prefeitura de Jundiaí.
“O canal completa toda a arquitetura de enfrentamento montada em Jundiaí para o cuidado ao pacientes com COVID-19 ou com suspeita da doença. Após passarem por atendimento em uma das Unidades Sentinelas ou PAs Exclusivos, os casos identificados como de risco são encaminhados para o acompanhamento pela central, que irá realizar ligações periódicas, conforme a necessidade identificada para que o cuidado seja integral”, comenta o gestor da UGPS Tiago Texera.
Fundamental
Segundo a enfermeira Lígia De Lazzari Mazzo Becker, responsável pela coordenação do serviço, a Central de Monitoramentos tem um papel fundamental no acompanhamento dos pacientes. “Durante o monitoramento abordamos questionamentos técnicos para a prevenção e recuperação da Saúde no contexto da Covid, além de oportunizar um momento para esclarecimento de dúvidas e acolhimento emocional aos nossos munícipes”.
[tdj-leia-tambem]
Atualmente, segundo a enfermeira, a Prefeitura trabalha com uma equipe composta exclusivamente por profissionais de saúde capacitados para esta abordagem. “Além de ser diferencial ao munícipe, traz dados que podem subsidiar a Gestão para análise e tomada de decisões”.