mosaico covid

Com os três óbitos registrados no boletim epidemiológico desta quarta-feira (21), o município chegou à marca de 1002 vidas perdidas para o novo coronavírus – desde o início da pandemia, em março do ano passado. Veja os dados das vítimas:

Mulher, 50 anos, portadora de doença cardiovascular crônica, diabetes e neoplasia. Internou 27/03 e faleceu 20/04 no hospital  São Vicente.

Mulher, 70 anos, portadora de doença cardiovascular e diabetes. Internou 07/04 e faleceu 20/04 no hospital São Vicente.

Homem, 72 anos, portador de doença cardiovascular crônica e diabetes. Internou 07/04 e faleceu 20/04 no hospital São Vicente.

Em homenagem às vítimas e às famílias e amigos que perderam os entes queridos, o Tribuna de Jundiaí relembra numa montagem de fotos os casos retratados ao longo da pandemia.

Juntamos, também, alguns fatos que marcaram as ações na cidade, neste período:

O registro da primeira morte em Jundiaí pela Covid19 foi de um homem de 72 anos, anunciado dia 3 de abril do ano passado, pela Prefeitura. Ele possuía histórico de hipertensão e permaneceu internado por duas semanas. Naquele período, o município tinha 25 casos confirmados da doença e sete deles estavam internados. Outros 118 pacientes aguardavam o resultado dos exames em casa.

Comitê

O Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus (CEC) foi montado em Jundiaí dia 10 de março do ano passado. Num primeiro momento, ele reunia representantes de todos os hospitais instalados no município – públicos e privados – além de representantes de departamentos da Unidade de Gestão da Promoção da Saúde (UGPS). O objetivo era alinhar os protocolos de atendimento aos casos suspeitos da doença.

Até aquele momento, nenhum caso da Covid19 ainda tinha sido registrado no município. As duas primeiras confirmações foram feitas pela Prefeitura dia 19 de março de 2020, depois que ambos tiveram contato com uma pessoa sintomática que tinha vindo da Itália.

No dia seguinte, passou a vigorar o decreto do prefeito Luiz Fernando Machado (PSDB) que colocou Jundiaí em estado de emergência.

comitê
Primeira reunião do comitê formado pela Prefeitura e representantes dos hospitais, há um ano (Foto: PMJ)

[tdj-leia-tambem]

Um ano depois, a cidade contabiliza mais de 34 mil casos confirmados e 33 mil pacientes recuperados.

Brasil

A primeira morte por Covid no Brasil foi registrada em São Paulo, dia 17 de março de 2020 – um homem de 62 anos, que tinha diabetes e hipertensão. Atualmente, são 373 mil mortos e 13,9 milhões de casos confirmados – destes, 12,3 milhões se recuperaram.