
Por volta das 7h30 desta quarta-feira (10), o Instituto Butantan recebeu um novo lote com mais insumos vindos da China, para a produção da Coronavac. O avião pousou no Aeroporto de Guarulhos com a carga de 5,6 mil litros de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA).
Estes insumos são produzidos pela biofarmacêutica Sinovac, que é parceira do Butantan no desenvolvimento do imunizante contra a Covid-19.
Dessa forma, a matéria-prima que chegou no Brasil nesta quarta-feira deve permitir a produção de mais de 8,7 milhões de doses da vacina. Todas as doses estão destinadas ao Plano Nacional de Imunizações.
Além disso, na quarta-feira anterior (3), mais 5,4 mil litros dos insumos chegaram em São Paulo, da mesma fornecedora. Essa quantidade é suficiente para produzir 8,6 milhões de doses da Coronavac.
Ao todo, os lotes permitirão que o instituto paulista produza 17,3 milhões de doses da vacina. Assim, o Ministério da Saúde começará a entregar o imunizante a partir do final deste mês. De acordo com o Instituto Butantan, a previsão é de que a produção das vacinas alcance até 600 mil doses diárias, utilizando as duas novas remessas de matéria-prima.
Segundo o governo de São Paulo, em janeiro o Butantan entregou 8,7 milhões de doses da Coronavac ao Ministério da Saúde. De acordo com a informação, o instituto entregou 6 milhões de vacinas no dia 17; 900 mil no dia 22; e 1,8 milhão no dia 29 de janeiro.