Mais uma vacina contra Covid-19 avança para fase 2 depois de resultados positivos

As considerações da primeira fase de teste clínicos em humanos da candidata à vacina contra a Covid-19 da farmacêutica Moderna foram publicadas na terça-feira (14).

Nesta etapa, pesquisadores averiguaram a segurança da fórmula, desenvolvida em conjunto com o Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas (NIAID), órgão governamental dos Estados Unidos.

Um grupo pequeno, de 45 pessoas saudáveis de 18 a 55 anos, foi testado. Os participantes foram divididos em três subgrupos, com cada um deles recebendo uma dosagem distinta. Apenas três voluntários, que receberam a dose mais alta, que não será mais utilizada, relataram efeitos adversos classificados como “severos”. As outras doses mais leves não mostraram reações mais preocupantes.

Com relação à imunização, todos os pacientes que receberam a vacina registraram um nível de anticorpos maior do que os pacientes de Covid-19. Para isso, duas doses, com um mês de diferença entre elas, foram aplicadas.

Uma questão que ainda deve ser respondida não só pela vacina da Moderna, mas por todas as outras é por quanto tempo os anticorpos impedem a infecção, já que pesquisas apontam que quem se curou de Covid-19 pode perdê-los em poucos meses.

A fase 2 da vacina da Moderna envolverá 600 participantes e já está em andamento.

Os pesquisadores também esperam iniciar a fase 3 no dia 27 de julho, com 30 mil voluntários.