
Identificada pela primeira vez em janeiro deste ano, na Colômbia, a Organização Mundial de Saúde (OMS) emitiu alerta, nesta quarta-feira (1), sobre mais uma variante de interesse, a Mu, uma mutação do coronavírus, já encontrada em 40 outros países.
Já tendo o acompanhamento da OMS, a variante ainda não é considerada “de preocupação”, como a Alfa, a Beta, a Gamma e a Delta, porém mais de 4 mil casos já foram relatados e, segundo a entidade, a mutação pode ter tornado o coronavírus mais resistente às vacinas. Também há preocupação com a possibilidade de ela ser ainda mais infecciosa.
[tdj-leia-tambem]
“Desde a primeira identificação na Colômbia em janeiro de 2021, casos esporádicos da variante Mu e alguns surtos maiores foram reportados em países da América do Sul e Europa. Embora a prevalência global da variante entre os casos sequenciados tenha caído e hoje esteja em menos de 0,1% do total de ocorrências, a presença na Colômbia (39%) e no Equador (13%) tem aumentando consistentemente”, diz o relatório da organização.