Ação contra aglomeração em São Paulo
Foto: Reprodução/ Secretaria da Saúde de São Paulo

Na fase emergencial decretada para conter o avanço da Covid19 em São Paulo, a força-tarefa de fiscalização encerrou 943 festas e eventos clandestinos, só no mês de março. Além disso, o trabalho em todo o Estado autuou 1,8 mil estabelecimentos e abordou 837.514 pessoas que descumpriam as regras do decreto.

A intensificação da fiscalização também ajudou os agentes de segurança, que apreenderam este mês 12,4 toneladas de drogas, prenderam 1.140 pessoas, apreenderam 75 adolescentes e capturaram 2.307 foragidos da Justiça.

A Vigilância Sanitária também registrou em março o número recorde de denúncias de descumprimento das regras do Plano SP. No total foram 55.416 queixas e registros sobre estabelecimentos que funcionavam fora dos protocolos, permitiam aglomerações ou presença de consumidores sem máscaras, que são obrigatórias em espaços coletivos.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, as empresas que desrespeitam as medidas do Governo são autuadas e podem ser multadas em mais de R$ 10 milhões.

Em Jundiaí, as denúncias de aglomeração ou descumprimento do decreto da fase emergencial podem ser encaminhadas para o número 156, pelo App Jundiaí, ou diretamente com a Guarda Municipal, pelos telefones 153 e  (11) 4492-9060.

Durante o feriado da Semana Santa, a fiscalização pela cidade será intensificada, para evitar aglomerações e reduzir a propagação do vírus na cidade.

[tdj-leia-tambem]