30 mil máscaras de tecido já foram distribuídas nos sete terminais urbanos de ônibus (Foto: Prefeitura de Jundiaí)
30 mil máscaras de tecido já foram distribuídas nos sete terminais urbanos de ônibus (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, declarou que a cidade não vai aplicar multas para o descumprimento do decreto estadual que impõe o uso de máscaras de proteção em espaços públicos, ônibus e locais como supermercados.

De acordo com o chefe do Executivo, as iniciativas serão voltadas à educação e conscientização.

“O uso da máscara é extremamente importante e ajuda a proteger a si e ao outro, sendo uma necessidade. As pessoas estão enfraquecidas economicamente e precisando de orientação. Não acreditamos que a imposição e a multa sejam o principal caminho. Vamos atuar no processo educativo a fim de que a população compreenda a necessidade dessa proteção e não apenas utilize porque a autoridade vai multar”, destaca.

A Prefeitura de Jundiaí já realizou a distribuição de mais de 30 mil máscaras de tecido, oriundas de doações, nos sete terminais urbanos de ônibus.

Novas quantidades estão sendo buscadas para a ampliação das doações à população. Para conscientizar a população, além de utilizar o site oficial e as redes sociais, a Prefeitura de Jundiaí vai manter carros de som passando nas ruas para alertar sobre a importância e a obrigatoriedade do uso das máscaras.

As máscaras de tecido foram aprovadas por instituições nacionais e internacionais como protetores eficientes no combate à COVID-19. Reutilizáveis, basta lavar com água, sabão e algum desinfetante como a água sanitária, que estará novamente higienizada para o uso.

Clique e veja aqui os locais onde são obrigatórios o uso da máscara