
O médico Saulo Duarte Passos, pesquisador principal do Projeto Coorte Zika Jundiaí, publicou uma nota em que defendia o isolamento social em Jundiaí como maneira eficaz no enfrentamento novo coronavírus.
“O tempo é nosso maior inimigo. Os países que esperaram para enfrentar o problema estão pagando com centenas de mortes todos os dias, como acontece na Itália”, escreveu o pesquisador, que também é titular do departamento de pediatria da Faculdade de Medicina de Jundiaí.
Para o médico, pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro foi equivocado e contra a ciência.
[tdj-leia-tambem]
“Não temos que nos intimidar perante as dificuldades. Elas fazem parte do cotidiano do Brasil e sabemos encontrar as melhores decisões mesmo com pronunciamento equivocado do Presidente. Como infectologista pediátrico e virologista não posso aceitar esse deletério equivoco científico!”, completou.
Saulo também citou o trabalho que foi e ainda é realizado às famílias atingidas pelo zika vírus. As crianças que foram expostas ao vírus são mais vulneráveis à Covid-19 e o Projeto Zika Coorte Jundiai da Faculdade de Medicina de Jundiaí tem acolhido e prestado assistências às mães e pais, passando orientações sobre saúde, dia a dia, evitando que as famílias se desloquem até alguma das unidades de saúde.
“Nossa cidade enfrentou a pandemia do Zika e venceu. Vamos vencer a do COVID 19. Conte sempre com o apoio do nosso time de pesquisadores para combater essa epidemia”, finalizou.
[tdj-leia-tambem]