À esquerda, Maria Luisa com máscara e à direita, costurando máscara
Maria Luisa Almeida Lopez é de Sorocaba. (Foto: Reprodução/G1)

Não há idade para quem quer ajudar e a pequena Maria Luisa Almeida Lopez, de 9 anos, é prova viva disso.

A menina de Sorocaba (SP), que costura desde os 7 anos, colabora com um projeto que doa máscaras a pessoas em vulnerabilidade, produzindo os itens.

O projeto “Juntos Somos Mais” surgiu na vida da garota através de uma professora.

“Ela teve interesse em ajudar as pessoas. A professora dela participa de um projeto em que as pessoas se uniram para ajudar. Uma dá o tecido e a outra dá o elástico”, explica a mãe, Priscila Sanches de Almeida.

A meta diária de Malu, segundo contou a mãe ao G1, é produzir cerca de cinco máscaras por dia.

“Desde pequena ela pede para costurar. Eu não costuro, não sei nem pôr linha na agulha. Ela queria na máquina, mas costurava na mão e, quando fez 7 anos, foi para a máquina”, disse a mãe.

[tdj-leia-tambem]

“Ela acha normal costurar e não tem noção de que é tudo isso, de tudo que está fazendo. Para ela, é como se estivesse brincando. A gente fica feliz”, comenta.

Maria Luisa também é escoteira e, no grupo, tem especialidade de costura.

“É legal e fácil, costuro desde os 7 anos. Já costurei roupa para mim, para boneca, roupa para minha cachorra e as máscaras. Eu gostei mais de fazer a máscara, estou fazendo para doar”, conta a menina.

Ana Paula Pádua, idealizadora do projeto, ficou impressionada quando soube que a nova ajudante do grupo tinha apenas 9 anos.

“A mãe dela entrou em contato comigo e contou. Eu indaguei: ‘menina tem 9 anos?’ e fiquei impressionada. Aparece uma menininha dessas querendo ajudar é algo inacreditável”, afirma.