Foto de manipulação de teste rápido
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta sexta-feira (18), o Ministério da Saúde confirmou o segundo caso de reinfecção por Covid-19 no Brasil. A paciente é uma mulher de 41 anos, da região de Fernandópolis, em São Paulo. O caso foi notificado pela equipe do Instituto Adolfo Lutz (IAL).

De acordo com a secretaria, a mulher testou positivo para a Covid-19 em junho e em novembro, com 145 dias do primeiro diagnóstico. Segundo o Ministério da Saúde, o caso foi investigado seguindo “critérios estabelecidos” para a confirmação de reinfecção. Este processo constitui em dois resultados positivos de RT-PCR em tempo real, com um intervalo igual ou superior a 90 dias entre eles.

Além disso, outros dois laboratórios brasileiros estão investigando possíveis casos de reinfecções por coronavírus no país. São eles o Instituto Evandro Chagas, no Pará, e a Fiocruz, no Rio de Janeiro.

Primeira notificação

O primeiro caso de reinfecção por Covid-19 foi confirmado pelo Ministério da Saúde na última semana. A paciente é uma médica de 37 anos, do Rio Grande do Norte, que testou positivo para a doença duas vezes, com um intervalo de quase quatro meses.

A princípio, o ministério havia afirmado que pelo menos 58 outros casos estavam sendo investigados.

“Até o momento, nós temos 58 casos suspeitos que foram notificados por secretarias estaduais de Saúde. Nestes casos, a pessoa teve a primeira infecção confirmada e o que precisa ser confirmada agora é se houve a reinfecção”, explicou Greice Madeleine Ikeda do Carmo, diretora do Departamento de Articulação Estratégica de Vigilância em Saúde, durante coletiva na semana passada.

[tdj-leia-tambem]

Com informações do UOL Notícias.