Ministério da Saúde solicita compra de agulhas e seringas
Foto: Freepik

Nesta quarta-feira (16), o Ministério da Saúde abriu uma licitação para a “possível e futura” compra de 331 milhões de agulhas e seringas. O edital publicado no Diário Oficial da União não especifica, mas os itens devem ser usados no Programa Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid-19.

No dia 29 de dezembro deve acontecer a abertura das propostas e, de acordo com a licitação, é prevista a compra de quatro tipos de seringas e agulhas. Até o momento, as vacinas com o desenvolvimento mais avançado necessitam de aplicação de duas doses para a imunização.

A Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (Abimo) estima um prazo de 7 meses para a fabricação das seringas. “Em agosto, o governo organizou uma reunião com os três fabricantes, mas, daí para frente, nada mais aconteceu de concreto. E já estamos em dezembro; isso deveria estar decidido no máximo em setembro”, disse Paulo Henrique Fraccaro, presidente da Abimo.

Segundo Fraccaro, as três fabricantes brasileiras de seringas conseguem produzir de 120 a 140 milhões de unidades por mês. No entanto, a produção atual já alcança esses números com as demandas normais.

[tdj-leia-tambem]

Com informações da Terra.