
O mundo atingiu a marca de 5 milhões de mortes nesta segunda-feira (01) confirmadas pela Covid19, doença que continua fazendo vítimas depois de quase dois anos após o primeiro caso ser registrado na China. A contagem é da Universidade Johns Hopkins.
Os números de casos de coronavírus que foram registrados desde o início da pandemia ultrapassam os 246 milhões. Por causa da subnotificação de infecções e óbitos, o número real de vítimas da doença pode ser ainda maior.
O Brasil é o segundo país com mais mortes por coronavírus, já chegaram a mais de 607 mil óbitos, segundo a Johns Hopkins. No último domingo (31), o país registrou 1,6 milhão de doses de vacinas aplicadas contra a Covid.
Cerca de 154 milhões de pessoas já receberam ao menos a primeira dose do imunizante, e 112 milhões a segunda. Juntando com as doses únicas da vacina, são 117 milhões as pessoas com esquema vacinal completo no país.
[tdj-leia-tambem]
Os Estados Unidos é quem lidera o ranking dos países com o maior número de mortes. Ao todo, o país registrou mais de 745 mil óbitos.
Na lista ocupam outras oito nações com mais mortes causadas pela Covid-19, são: Índia, México, Rússia, Peru, Indonésia, Reino Unido, Itália e Colômbia.O avanço da vacinação contra a Covid conseguiu diminuir a mortalidade pela doença no mundo nos últimos meses, mas a distribuição desigual de imunizantes e a atuação de movimentos antivacina têm prejudicado os esforços para combater a pandemia em diversos países.
De acordo com a plataforma Our World in Data, mais de 7 bilhões de doses foram aplicadas em todo o mundo, e 49,3% da população mundial já recebeu ao menos uma das doses.
Fonte: Folha de S.Paulo.