
Neste sábado (10), dois aviões aterrissaram em Fernando de Noronha e para celebrar a reabertura do turismo da ilha, receberam um banho de mangueira dos bombeiros como um “batizado”. Nos voos estavam 214 passageiros, sendo 172 visitantes e 42 moradores e trabalhadores do arquipélago.
Um dos visitantes é o ator global, Malvino Salvador, que chegou à ilha com sua família. As visitas à Noronha foram autorizadas para pessoas que não tiveram Covid-19. Assim, na chegada, os visitantes tiveram a temperatura medida. Além disso, foi necessário a apresentação de um documento comprovando a realização do teste do coronavírus.
Ainda assim, os passageiros se mostraram satisfeitos com as medidas. “Eu tinha planejado a viagem para setembro, mas tive que remarcar para outubro. Não tive Covid-19, fiz o exame e acho que as exigências são importantes. Faz parte do novo normal”, disse André Kohler, engenheiro residente de Florianópolis, em entrevista ao G1.
A reabertura do turismo de Fernando de Noronha aconteceu em setembro, direcionado à pessoas que foram contaminadas com o Covid-19 e se curaram. Neste sábado, entrou em vigor a nova decisão em que os turistas precisam fazer um segundo teste para identificar a doença no aeroporto da ilha, no momento de retorno.
Desde o início da pandemia, Fernando de Noronha registrou 122 casos positivos. Destes, 119 foram curados e três pacientes continuam em isolamento domiciliar cumprindo a quarentena.