Primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern
Foto: Reprodução/ Mark Mitchell / NZH

Neste domingo (14), a primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, anunciou a determinação de “lockdown” de três dias em Auckland. A decisão foi tomada após a descoberta de três casos de infecção por Covid-19 na maior cidade do país.

Dessa forma, 1,7 milhão de pessoas deverão ficar em casa, com permissão para sair apenas para comprar comida ou ir ao médico. Além disso, escolas e empresas seguirão fechadas até segunda-feira (15). Somente os negócios “essenciais” têm autorização de funcionar.

No início da pandemia, a rápida reação do governo da Nova Zelândia se mostrou eficaz no controle de contaminação da doença. De imediato, com os primeiros casos de Covid-19, o país fechou as fronteiras, evitando espalhamento do vírus e importação de novos casos.

Além disso, a Nova Zelândia desenvolveu um programa agressivo de testes e rastreamento de contaminados. Também criou uma estratégia de comunicação clara e eficaz para a população. Assim, a Nova Zelândia praticamente erradicou a doença. Com isso, também houve a volta de uma “normalidade” dentro do país.

[tdj-leia-tambem]

Com informações do G1.