
Nesta segunda-feira (11), o novo rodízio de veículos da cidade de São Paulo começa a valer. Após quase dois meses suspenso por causa da pandemia do novo coronavírus, o novo rodízio será ainda maior: com funcionamento em toda a cidade e pelo período de 24 horas.
Pelo novo rodízio, os veículos com placa de final (0, 2, 4, 6 e 8) só poderão circular nos dias pares. Os carros com placas que terminam em número ímpar (1, 3, 5, 7 e 9) poderão trafegar nos outros dias. Medida é válida para feriados e finais de semana e só não valerá no dia 31 de maio, quando ambos poderão circular.
Segundo o prefeito Bruno Covas, a ideia é restringir ainda mais a circulação de pessoas, principalmente quando o isolamento social na cidade tem ficado abaixo dos 50%, valor mínimo exigido pelas autoridades de saúde.
Com o baixo isolamento, o número de casos aumentou, deixando os hospitais da capital paulista à beira de um colapso, com 86% de ocupação de leitos de unidades de terapia intensiva (UTI). Covas ainda destaca que o foco do rodízio é evitar o colapso nos hospitais.
Os veículos que descumprirem as novas regras serão autuados de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, com perda de quatro pontos no prontuário da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e com pagamento de multa no valor de R$ 130,16.
No entanto, haverá exceções para serviços essenciais, como serviço funerário, segurança, profissionais de imprensa e saúde. A Prefeitura criou um canal de comunicação, onde eles são cadastrados para circular pela cidade, independentemente do número da placa do veículo.
A partir de hoje, também será possível fazer o cadastro pelo portal 156, além do site da Prefeitura, na área “Trânsito e Transporte” / “Rodízio de Veículos (coronavírus)”, ou por e-mail, conforme publicado na edição de sábado (9) do Diário Oficial.
Clique aqui e confira a lista completa de serviços que poderão circular!
Com informações da Agência Brasil.