
Pacientes internados no Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) com a suspeita ou confirmação de Covid-19, poderão ser acompanhados, após alta hospitalar pela equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) de seu bairro.
Ainda em fase de estudo, o projeto “Alta Qualificada” possibilitará o monitoramento em conjunto entre a equipe médica do hospital e das UBSs. “A ideia é que a UBS receba a informação em tempo oportuno, possibilitando realizar o acompanhamento e monitoramento deste usuário”, explica a gerente assistencial do HSV, Grace Campos.
Nesta fase inicial o projeto inclui somente os pacientes internados com suspeita ou confirmação para a Covid-19, porém, a intenção é que no futuro possa abranger todas as internações.
Cronograma
Assim que o paciente der entrada no hospital, a UBS de referência dele será comunicada e informações relevantes serão trocadas, como por exemplo, se o paciente tem alguma comorbidade, se faz algum tratamento ou uso de medicamentos.
Ao chegar na fase final de internação no HSV, a UBS de origem do paciente irá receber o “Plano de Cuidados” do paciente, que contém todo o procedimento adotado durante sua internação, bem como suas necessidades para acompanhamento.
“Os resultados poderão ser sentidos em curto, médio e longo prazo, uma vez que a meta é realizar a transferência do cuidado para que os pacientes possam ser assistidos na sua integralidade”, adianta a gerente assistencial do HSV.
[tdj-leia-tambem]