
Os pacientes internados em isolamento com Covid-19 no Hospital de Caridade São Vicente de Paulo contaram com a ajuda da tecnologia neste domingo (9) para falar com seus familiares no Dia dos Pais.
A equipe de psicologia do hospital, colocou os pais internados em contato com suas famílias por meio da ajuda de um tablet. A ação foi realizada pela primeira vez no dia das mães e tem como foco a humanização hospitalar.
Visita virtual
Com alegria a família do paciente Marinho Aparecido Araujo, 44 anos, internado desde o dia 3 deste mês, recebeu a ligação.
“Gostamos muito da iniciativa, ele pôde ver toda a família, especialmente as três filhas”, disse a esposa Walmira Aparecida Pereira. “Eu agradeço a Deus e ao hospital, é bom saber que ele está em boas mãos e sendo bem atendido. Tudo isso nos deixa mais tranquilos”, afirma.
Durante a ligação, Marinho se emocionou, conversou, deu risadas e deu tempo até de dar uma bronca: “Eu estou bem, estou com muita saudade, mas cadê as máscaras de proteção de vocês?” indagou.
Outro paciente que teve a oportunidade de fazer a vídeo chamada para a família foi Alex Koitsi Katayama, 42 anos, internado desde 2 de agosto, que também comemorou o aniversário neste domingo.
A surpresa foi dupla: contato com a família e uma pizza especial, que foi providenciada pela equipe médica e assistencial. Enquanto falava com a família, o grupo entrou no quarto cantando o tradicional “parabéns” e assim a festa foi completa. “Estão vendo como estou sendo bem tratado aqui?”, disse o paciente à família com um largo sorriso.
A esposa de Alex, Elizete Graziele Sakamata, comemora a recuperação do marido. “É muito bom poder ver ele e saber que está bem, com a distância, não temos notícias a toda hora. Ele está melhorando a cada dia e amanhã terá alta”, festeja.
Nesta segunda-feira (10), para alegria de toda a família, o paciente teve alta médica.
“Ficamos com uma sensação de leveza e paz ao ver que ele está bem”, disse a esposa de Eduardo de Oliveira, Juliana Marques Oliveira, paciente de 37 anos e que internou no dia 8.
“É uma ação muito humanizada do hospital, que demonstra a preocupação de lembrar sempre do próximo, do paciente e de seus familiares”, elogia Juliana. Na ligação de vídeo, ele pôde ver a esposa e filhos e conversar um pouquinho com todos.
“É uma iniciativa simples, mas muito positiva. Este encontro virtual deixa o paciente mais calmo e animado contribuindo para que a internação seja menos dolorosa e angustiante. A família fica mais tranquila, pois apesar de receber o boletim médico diariamente, ver e falar com o paciente faz toda a diferença”, conclui a psicóloga Sandra Lança, que acompanhou a ação.
Entre os pacientes, a psicóloga Nayara Pancelli, que também participou da atividade, o sentimento é de gratidão. “Pacientes relataram que ficaram felizes com a iniciativa, ficando emocionados e agradecidos por esta ação”, destaca.