
Um padre de Itu, interior de São Paulo, celebrou a missa do Dia de São José, na última quinta-feira (19), com a igreja vazia. No entanto, os fiéis estiveram presentes por meio de placas com seus nomes colocadas nos bancos.
Na quarta-feira (18), todas as missas na Paróquia Nossa Senhora Aparecida foram suspensas em prevenção ao coronavírus. Agora, as celebrações são transmitidas ao vivo por um canal nas redes sociais.
A ideia foi inspirada na ação de um padre italiano que, durante a missa, também sozinho, espalhou fotos de seus fiéis pelos bancos da igreja, segundo o padre Ton Ferreira.
Acácio, Rosângela, Maria Rita, Gabriel, Aparecida… todos os nomes foram lembrados pelo pároco, que fez questão de colocá-los nos lugares onde as pessoas costumam se sentar.
“Me lembro do lugar onde vários se sentam. Pedi ajuda para outras pessoas aqui da igreja e conseguimos colocar todos. A situação é difícil, mas nada pode roubar a nossa alegria e a nossa esperança”, diz.
Além dos fiéis que assistem à missa, o padre também tomou o cuidado de colocar os nomes daqueles que ajudam na celebração, como os músicos e outros ajudantes.
A ideia, segundo o padre Ton, é pedir para que os outros fiéis enviem seus nomes pelas redes sociais para que sejam colocados no altar durante as missas. “Vamos juntar todos, escrever em um caderninho, e levar para o altar”, explica.
“É para que as pessoas se sintam próximas, que sintam que estão conosco, que se sintam acolhidos, mesmo estando em suas casas devido à pandemia”, finaliza.
Fonte: G1