
No final da semana, o Centro Europeu de Controle de Doenças (ECDC), agência sanitária europeia, afirmou que dez países estão em situação “muito preocupante” e mais dez em situação “preocupante” em relação ao aumento de novos contágios de Covid-19.
Por esse motivo, vários países têm retomado as restrições para controlar a disseminação do vírus, sobretudo sobre a população que ainda não completou a vacinação.
De acordo com uma contagem divulgada pela agência de notícias Reuters, a Europa corresponde mais da metade da média mundial de infecções por Covid da semana passada. Nesta sexta-feira (12), o chanceler da Áustria, Alexander Schallenberg, anunciou que todas as pessoas não completaram a vacinação contra Covid no país serão confinadas. A medida, desenvolvida para conter a propagação do vírus, entra em vigor na segunda-feira (15).
Confira a situação de outros países:
Alemanha
Em alguns estados do país, restrições mais severas também para a população não vacinada serão implantadas a partir de segunda-feira (15), como a proibição de frequentar bares, restaurantes, piscinas públicas e outros espaços fechados. O país não impor a vacinação obrigatória, mesmo em setores profissionais mais sensíveis.
Neste domingo (15), a Alemanha registrou mais 33 mil novos casos de coronavírus e passou 5 milhões de incidências desde o início da pandemia. Além disso, 97,7 mil pessoas já morreram em decorrência da doença no país. A Alemanha mantém há semanas uma taxa de 67,5% de toda a população vacinada completamente.
Holanda
Neste sábado (13), a Holanda implementou novamente um lockdown parcial. O governo holandês ordenou que restaurantes e lojas fechem mais cedo e proibiu eventos esportivos.
Assim, até supermercados fecharão mais cedo, e medidas de distanciamento social serão impostas novamente. De acordo com o primeiro-ministro da Holanda, Mark Rutte, as restrições devem permanecer em vigor por pelo menos três semanas.
Situações preocupantes
“Espera-se que os casos, hospitalizações e mortes aumentem durante as próximas duas semanas”, diz o Centro Europeu de Controle de Doenças (ECDC). De acordo com a agência, a situação epidemiológica na Europa é de aumento de casos rápido e significativo e baixa na taxa de mortalidade lenta.
Situação preocupante:
- Áustria,
- Dinamarca,
- Finlândia,
- Alemanha,
- Irlanda,
- Letônia,
- Lituânia,
- Luxemburgo,
- Romênia e
- Eslováquia
Situação muito preocupante:
- Bélgica,
- Polônia,
- Holanda,
- Bulgária,
- Croácia,
- República Tcheca,
- Estônia,
- Grécia,
- Hungria e
- Eslovênia
[tdj-leia-tambem]
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		