
Nesta sexta-feira (28), o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse que o estado já superou o pior momento da pandemia do novo coronavírus. Os indicadores epidemiológicos de Jundiaí mostram que a cidade também vive uma tendência de inversão na curva da pandemia no número de casos confirmados e óbitos.
Isso não quer dizer que devemos afrouxar as medidas preventivas contra a doença, ao contrário, nesta sexta-feira, a cidade registrou mais quatro mortes de residentes do município pelo novo coronavírus. Ao todo, já são 10.189 casos confirmados, 9.206 recuperados e 367 óbitos.
O isolamento social ainda é a principal recomendação para conter a disseminação do coronavírus. A exigência continua, sobretudo para as pessoas de grupos de risco (como maiores de 55 anos, portadores de doenças cardíacas e/ou crônicas e pacientes imunodeprimidos ou em tratamento oncológico).
Casos confirmados e óbitos
Conforme informações do relatório de elevação da pandemia em Jundiaí, o pico de pessoas contaminadas pelo vírus no município aconteceu no mês de julho, com uma média de aproximadamente 800 casos por semana. Em junho, a média também foi alta, com cerca de 700 casos confirmados por semana. Em agosto, este número caiu para 564, até o momento.
Já o número de mortes pela pandemia, atingiu, até o momento, o pico no mês de julho, com 116 óbitos no total. Em junho, foram 112; maio 59; e abril, 16. Nos 28 dias de agosto, a cidade registrou 52 mortes de residentes do município pela doença.
Internações em queda
O próprio coordenador do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC) e gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera, confirmou que estamos vivendo o platô da pandemia com a tendência da inflexão da curva.
Para o superintendente do Hospital São Vicente, Matheus Gomes, o início da inversão da curva entre os pacientes do novo coronavírus tem acontecido desde o final de julho. “A inversão completa se deu no início da segunda quinzena de agosto”, informou sobre os dados do hospital público de Jundiaí que atuou na linha de frente no combate esta pandemia.
No dia 14 de agosto, o percentual de ocupação de UTI no Hospital São Vicente e no Hospital de Campanha atingiu 41% – o menor nível desde o início da pandemia do novo coronavírus. Concretizando uma diminuição significativa no número de pacientes internados em estado grave.
[tdj-leia-tambem]
Região
Outras cidades que começaram a mostrar dados positivos na Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ), foram Várzea Paulista e Itupeva.