Para proteger vizinhos idosos, moradora compartilha alimentos em condomínio
Connect with us

Coronavírus

Para proteger vizinhos idosos, moradora compartilha alimentos em condomínio

Renata Cruz, de 28 anos, pediu que os outros vizinhos também participassem da ação, deixando ali os mantimentos que não eram usados em casa

Published

on

Atualizado há

Mantimentos expostos em banquinhos e cartaz com informações e orientações
Ela fixou o anúncio próximo à entrada do condomínio, localizado em Jundiaí. (Foto: Arquivo pessoal)

Em um condomínio de Jundiaí, um banquinho próximo à entrada é suporte para pacotes de arroz, macarrão, óleo, leite e até chocolate em pó. Fixado na parede, um cartaz informa: “produtos grátis. Em tempos de crise e de distanciamento social, vamos procurar fazer o bem. Essa será minha forma de ajudar. Itens que não uso, mas para você, deve ser bastante útil”.

A autora da mensagem é a jovem baiana de 28 anos, Renata Cruz, que há três anos escolheu Jundiaí para viver e trabalhar. Ela compartilha o apartamento com uma amiga que, parte do grupo de risco, foi para a casa dos pais para reforçar o isolamento.

“Como estou sozinha em meu apartamento esses dias, vi que não tinha necessidade de manter essa quantidade de comida só para mim, então tive a ideia de fazer a doação”, conta. “Eu tinha visto essa atitude em Orlando, nos Estados Unidos, e fiquei pensando se rolaria aqui também. Por fim, decidi que não custava tentar”, completa.

O objetivo é simples: evitar que as pessoas vão ao mercado para comprar um ou outro produto, especialmente os idosos.

“Tem muitos idosos no condomínio e minha janela é de frente para rua, então comecei a observar que estava tendo uma entrada e saída muito grande desses moradores mais velhos, alguns nem de máscaras costumam sair”, explica. Para ela, eles estavam indo, principalmente ao mercado. O cenário só reforçou a vontade de fazer algo que contribuísse para o bem coletivo.

Aceitação dos vizinhos

“No primeiro dia percebi que apenas dois mantimentos tinham saído”, lembra Renata.

A movimentação, embora tenha começado de forma discreta, em pouco tempo ganhou força. Quatro dias depois, não havia apenas saída, mas também entrada de novos produtos. Ao que parece, a solidariedade se espalhou entre os vizinhos e outros, que também tinham sobras de mantimentos em casa, fizeram a doação.

Renata, prevendo que haveria ali um maior movimento de pessoas, fez questão de deixar orientações expostas no cartaz.

“Só toque no produto se for levar. Ao chegar em casa, lembre-se de passar álcool no produto que foi escolhido por você”.

“Da mesma forma que estou tendo o cuidado na minha casa, quis que os outros tivessem. Antes de expor os produtos o porteiro me ajudou a passar álcool em todos, e deixei claro, apenas tocar se for levar”, alerta.

Corrente do bem

A jovem formada em moda, hoje responsável pelas vendas de uma empresa fabricante de bolos, defende que quem quer ajuda, arruma uma forma de fazê-lo.

“Se a pessoa sabe costurar, ela pode vender máscara por um preço de custo; se tem álcool em gel, ela pode dividir em saquinhos menores e distribuir entre os vizinhos; quem tem alimento em casa e faz almoço, pode doar marmita para a vizinhança”, sugere. O importante, segundo ela, é a união.

“Eu não tenho muito pra ajudar, mas o pouco que tenho, eu posso compartilhar. Acho que se cada um fizer um pouquinho e seguir as orientações recomendadas pela Saúde, vamos sair logo dessa”, conclui.

Coronavírus

OMS declara fim da pandemia da Covid-19

Os especialistas da Organização Mundial da Saúde chegaram à conclusão de que o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional.

Published

on

Em pouco mais de três anos de pandemia, cerca de 20 milhões de pessoas morreram em decorrência do coronavírus (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (5), a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou o fim da pandemia da Covid-19. De acordo com seus especialistas, o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional. Portanto, a emergência da pandemia está oficialmente declarada como encerrada. Ainda assim, segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, o anúncio não significa que o vírus desapareceu. Atualmente, ainda há…

Continue Reading

Coronavírus

Governo libera vacina bivalente contra a Covid-19 para todos acima de 18 anos

Vacinação com a bivalente é ampliada após atingir apenas 16% do público-alvo nas primeiras etapas da campanha.

Published

on

Homem sendo vacinado em Jundiaí
Decisão ocorre diante um cenário de vacinas paradas nos estoques por conta da baixa procura pela imunização de reforço (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na noite desta segunda-feira (24), o Ministério da Saúde anunciou a liberação da vacina bivalente de reforço contra Covid-19 para qualquer pessoa acima de 18 anos de idade. Podem receber a bivalente quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes, como Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer. A aplicação da bivalente deve acontecer em um intervalo de pelo menos quatro…

Continue Reading

Coronavírus

Governo de SP derruba obrigatoriedade do uso de máscara no transporte em todo o Estado

A medida vale para trens, ônibus intermunicipais e metrôs de todo o Estado de São Paulo.

Published

on

Jovem com máscara no ônibus. (Foto: Divulgação)
A decisão considerou a desobrigatoriedade após melhora nos indicadores da pandemia da Covid-19 (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o Governo de São Paulo retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público em todo o Estado. Assim, a partir de agora, não é mais obrigatório utilizar o item de segurança em ônibus intermunicipais, trens e metrô. Ainda assim, para ônibus municipais, a decisão partirá de cada prefeitura. A medida acontece um dia depois da Anvisa…

Continue Reading

Coronavírus

Covid: Jundiaí abre agendamento para vacina bivalente para idosos e imunossuprimidos

O imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19 e pode oferecer uma proteção ainda maior contra a cepa original e subvariantes.

Published

on

O agendamento abre nesta terça-feira (28), para idosos +70 e imunossuprimidos +12 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde de Jundiaí abrirá novo agendamento para doses de vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19, nesta terça-feira (28), às 15h. Idosos com 70 anos ou mais e imunossuprimidos com 12 anos ou mais podem agendar pelo site ou APP Jundiaí. Para tomar a dose bivalente, a pessoa deve ter recebido, no mínimo, duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca).…

Continue Reading

Coronavírus

Covid: Saúde amplia vacinação com Pfizer Baby para crianças de 3 a 4 anos

A versão pediátrica do imunizante começa a ser aplicada nessa faixa etária a partir de segunda-feira (13)

Published

on

Confira o calendário de aplicação da vacina contra Covid-19 em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir desta segunda-feira (13), Jundiaí passa a aplicar a vacina Pfizer Baby também em crianças de 3 a 4 anos. A princípio, essa versão do imunizante estava disponível apenas para o público de seis meses a 2 anos. Durante a semana, a aplicação ocorre de acordo com calendário de imunização da cidade, disponível no site da Prefeitura de Jundiaí. Em…

Continue Reading