
A internet nunca foi tão usada por cristãos nos últimos dias. Católicos e evangélicos adotaram essa tecnologia após o avanço da Covid-19 e as medidas de isolamento social. Missas e cultos têm sido realizados de maneira online. Entre as plataformas mais utilizadas estão o Youtube, Instagram e o Zoom.
De acordo com a Diocese de Jundiaí, as celebrações serão transmitidas via internet e os padres devem estimular seus fieis a seguirem as determinações do Comitê de Crise instalado pela prefeitura. Para as outras cidades integrantes da diocese a ordem é seguir as recomendações de suas autoridades locais e da igreja. Outra determinação importante é o adiamento de batismos. Ainda segundo a diocese, os padres devem conversar com os responsáveis e agendar uma futura data.
O grande exemplo do momento vem da cidade de Quintana, região de Marília. Padres celebram a missa online, no entanto, as cadeiras não estão mais vazias, fotos das famílias dos membros foram coladas nos bancos. A pastoral da comunicação informou que a ideia foi homenagear os padres e para que as famílias se sintam abraçadas.
Evangélicos
As igrejas evangélicas de Jundiaí também aderiram ao isolamento social. Desde o decreto do prefeito Luiz Fernando Machado, as igrejas têm permanecido fechadas e os cultos são virtuais. Algumas delas mantém o setor social em atividade, ou seja, realizando obras assistenciais como a entrega de cestas básicas e kits de higiene para familiares carentes.
Segundo o conselho de pastores, o isolamento social leva à uma reflexão sobre a vida do cristão e do momento enfrentado. Aplicativos como Youtube, Instagram e Zoom têm sido utilizados com mais frequência pelas igrejas para manter o fieis mais próximos.
[tdj-leia-tambem]