Mãos aplicando vacina no braço de outra pessoa

A Datafolha realizou uma pesquisa sobre a recepção dos brasileiros quanto à vacina do coronavírus, e os resultados foram publicados no site da “Folha de São Paulo” neste sábado (15).

A pesquisa foi feita com 2.065 brasileiros adultos, em todo o território nacional, entre os dias 11 e 12 de agosto. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

[tdj-leia-tambem]

Quando perguntados sobre a pretensão de receber a vacina quando estiver disponível, as respostas foram as seguintes: 89% dos entrevistados responderam que sim; 9% responderam que não; 3% disseram não saber.

Também foi perguntado aos entrevistados quando achavam que a vacina iria estar disponível: 46% responderam que no 1º semestre de 2021; 22% disseram que apenas no fim do ano de 2021; 25% acreditam que ainda este ano a vacina esteja pronta e 5% disseram não saber.

 

No mundo há aproximadamente seis vacinas em desenvolvimento, que precisam passar por três fases de testes em humanos antes de serem aprovadas.

Estre as vacinas que estão sendo testadas no Brasil, as mais promissoras são: a vacina da farmacêutica britânica AstraZaneca, em parceria com a Universidade de Oxford, que tem um acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e a vacina do laboratório chinês Sinovac que tem um acordo de mandar doses testadas e equipamentos para produção da vacina para o Instituto Butantan, em São Paulo.