Mulher segurando inalador para asma
Foto: Freepik

Uma pesquisa publicada na revista científica “Annals of the American Thoracic Society” mostra que asma não é um fator de risco para casos agravados de coronavírus. Os pesquisadores analisaram 15 estudos internacionais revisados por pares. Além disso, analisaram prontuários de mais de 400 pacientes infectados com coronavírus no Hospital da Universidade do Colorado.

Os resultados registraram um número baixo de pessoas asmáticas com necessidade de intubação entre os pacientes com o vírus.

Pesquisadores disseram que “entre os pacientes com Covid-19, aqueles com asma, que tinham uma taxa de prevalência de 12%, não pareciam ter maior probabilidade de serem intubados do que os não asmáticos”.

Uso de inaladores

Os cientistas acreditam que o uso dos inaladores com corticoide pelos asmáticos pode dificultar a entrada do coronavírus por vias aéreas. Pessoas com asma, mesmo alérgicas, fazendo o uso de corticoides ou não, podem apresentar níveis baixos de ACE2, uma proteína que se liga ao SARS-CoV-2.

Um dos pesquisadores do estudo ainda diz que a relação dos níveis de ACE2 ao Covid-19 devem certamente ser mais investigada. Da mesma forma, deve ser mais estudada a relação da asma com o vírus.

[tdj-leia-tambem]